sábado, 23 de setembro de 2017

Bibliologia - 1º Ano - Alunos à distância - I.T.Q - Pedro Leopoldo - 2017

             Atividades resolvidas do capítulo 3 - Página:53. De acordo com a apostila.

(1.)  Justifique inerrância com base na posição de inerrância plena.

       Resposta:  Página 35 - Paragrafo 3 . 2 . Este conceito declara que a Bíblia é completamente verdadeira e o seu objetivo principal não é dar informações científicas e históricas, contudo, as suas declarações sobre estes assuntos são completamente verdadeiras.
      Página 37 - Paragrafo 7.  Inerrância é: A Bíblia quando corretamente interpretada, de acordo com o nível  a que a cultura  e os meios de comunicação haviam chegado na época em que foi escrita e de acordo com os propósitos a que foi destinada, é plenamente fidedigna em tudo que afirma. Esta é a posição e definição de inerrância plena.  De acordo com Erickson.

(2.)  Com base nos fatos que consistem o depoimento da infalibilidade, responda: Porque a Bíblia é infalível ?.
    
  Resposta:  O DEPOIMENTO DA INFALIBILIDADE. Página 38 - Parágrafo 3; 3.1. O depoimento da infalibilidade da Bíblia é: Da própria Escritura. Ela afirma ser inspirada por Deus.(2ª Timóteo 3:16-17 ;2ª Pedro 1:21). Desta maneira, no início ( Deuteronômio 4:2 e 12:32), no meio ( Provérbios 30:6) e no fim das Escrituras ( Apocalipse 22:18-19 ).   A  Bíblia é infalível por não conter erros.

(3.)   A autoridade da Bíblia é a consequência de sua revelação, inspiração, inerrância e infalibilidade. Esta autoridade é afirmada pelo princípio de SOLA ESCRITURA.  Explique este princípio fundamental para a igreja evangélica.
      
  Resposta :   Página 40 -  Paragrafo 4.  SOLA ESCRITURA. Faz - se necessário mencionar o princípio da reforma protestante de Sola Escritura, quando diz que: " A única fonte de norma de todo  o conhecimento cristão é a Sagrada Escritura".  A Bíblia é a única regra geral de fé e prática e portanto, se uma religião não a tem como regra geral, esta não passa de uma seita religiosa.

(4.)   Qual é a definição de Cânon ? Como esta definição afeta a vida dos cristãos ?
    
   Resposta:  Página 42 - Parágrafo 2  e 2.1 .  A palavra " cânon" vem do Grego Kanon, e significa "cana" ou régua de medir", ou apenas "régua". Também significa modelo ou regra para julgar ou medir e indica uma regra, uma norma. Desta forma, o cânon da Bíblia consiste naqueles livros considerados com mérito para serem incluídos nas Sagradas Escrituras.
   Pode ser definido como os livros das Sagradas Escrituras aceitos pela igreja cristã que contêm a regra autoritária de fé e prática.

(5.)   O que é apócrifo ?  Cite as razões pelas queis estes livros são rejeitados pelos evangélicos ?
      
  Resposta:   Página 49 - Paragrafo 1. Página 50 paragrafo 6. 
 A palavra apócrifo significa escritos não inspirados por Deus e que foram inseridos no cânon pela igreja católica.   São três os significados:
      1º Ocultos  Escondido, contém assuntos secretos e misteriosos;
      2º Origem ignoradas ou falsa;
      3º  São não canônicos.  
Os evangélicos não os aceitam pelo simples fato de não terem sequer sido sitados por Jesus e nem pelos apóstolos.
   Não estão incluídos na Escritura Hebraica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário