sábado, 23 de setembro de 2017

Bibliologia - 1º Ano - Alunos à distância - I.T.Q - Pedro Leopoldo - 2017

               Atividades resolvidas do capítulo 1 - Página:19. De acordo com a apostila.

      (1.) O que significa a auto manifestação de Deus? Porque ela teve um objetivo relacional ?
Resposta:Página 13.Parágrafo 2.  A Bíblia é a mensagem de Deus aos homens. Ela traz a AUTO MANIFESTAÇÃO  de Deus que é Ele se revelando como pessoa e nos dando a conhecer  o seu caráter e a sua personalidade. 
     Seu objetivo é relacional.
Página 14. Parágrafo 2. A revelação da Bíblia é a auto-manifestação de Deus, é a comunicação que Ele faz de si mesmo a todas as pessoas em todos os tempos e lugares com o propósito de entrar em um relacionamento redentor com elas.
     ( 2.) Explique as três categorias teológicas de revelação ?
Resposta: Página 14. Paragrafo 3.1    Revelação geral.  É Deus se comunicando com o ser humano por meio da natureza e fazendo se conhecido a todas as pessoas em todos os tempos e lugares.( Salmos 19:1; Romanos 1:20).
               Na revelação geral, Deus se auto-manifesta através:
                    a) Da natureza
                    b) Da história
                    c) Da constituição do ser humano: física,emocional,mental,moral e na sua                                           religiosidade, o que indica a sua espiritualidade. 
Os dois aspectos da revelação geral são:
   a)   A sua disponibilidade universal - Todos podem ver, sentir, perceber, contemplar.
   b)   O conteúdo de sua mensagem é simples,claro e menos detalhado, pode ser obtido por uma simples observação, contemplação, reflexão, meditação e pela própria busca interior da divindade.
        A Revelação especial é Deus se comunicando por meio de sua palavra e de seu filho Jesus Cristo.  Esta revelação diz respeito às comunicações particulares e manifestações de Deus para com determinadas pessoas, tais como;( Profetas e escritores sagrados) em tempos lugares e épocas específicas. O acesso a estas comunicações e manifestações apenas existem através da consulta às Escrituras Sagradas.  João 5:39 ; 2ª Timóteo 3:16 ; João 14:8-9.  A revelação especial é a revelação particular de Deus e teve como objetivo principal promover um relacionamento redentor para o homem.
       A Revelação sobrenatural   São os sinais, milagres, prodígios, maravilhas e o próprio manifestar da voz pessoal de Deus na Bíblia. Estes, fazem parte da revelação sobrenatural. Nestas ocasiões, todas as experiências comuns e as leis naturais são quebradas pelo criador com o propósito de alcançar o ser humano e resgatá - lo.
      ( 3.)  O que significa dizer que a revelação foi de natureza antrópica e analógica?
Resposta: Página 15. Parágrafo 3 - Página 16 - Parágrafo 1. A natureza antrópica da revelação é: Deus falou conosco em linguagem humana comum, com expressões que fazem parte da experiência humana comum,do cotidiano do ser humano. 
   Outras formas pelas quais se revelou foram através de sonhos, visões, inclusive através da encarnação de seu filho Jesus Cristo, usando a modalidade de ser humano comum. Desta forma, incluímos todas estas manifestações e formas de comunicação do pai para conosco na natureza antrópica da revelação especial, ou seja, o divino e transcendente usando maneira e meios humanos, naturais e comuns para se revelar.    
   O sentido de analógico trata do modo de qualidade igual, a diferença está no grau. Deus é muito maior na dimensão destas coisas. Entretanto, oque torna possível esse conhecimento analógico foi o fato de Deus ter selecionado os elementos paralelos para revelar - se.  Deus faz uso de aspectos do nosso universo de conhecimento para que possamos compreender os paralelos da verdade no campo divino. A analogia é uma relação entre os dois mundos EX:.
                  a) Jesus o pão da vida: João 6:35.
                  b) A igreja é o sal da terra: Mateus 5:13.
      (4.) Porque  a encarnação do filho de Deus foi tão especial no que se refere a revelação?
Resposta:  Página 16 - Paragrafo 1,2 e 2,3 A encarnação foi o meio mais sublime e completo de revelação, pois a vida e a mensagem de Jesus era uma revelação especial de Deus(Hebreus 1:1-2.) A encarnação é o ponto mais alto dos atos de Deus,  a mensagem de Jesus ultrapassou a dos profetas e apóstolos. Quando  aqueles falavam, transmitiam a mensagem de Deus sobre Deus ; quando Jesus falava, era o próprio Deus falando. 
     A encarnação de Jesus revelou com máxima perfeição o caráter de Deus, percebido a partir do caráter de Seu Filho. N Ele,  Deus vivia entre os homens e  manifestava  as suas qualidades, atributos e emoções.
      (5.)  Porque há implicações para o homem e à igreja quanto a revelação ?
Resposta:  Página 17 - Paragrafo 3.5 e Página 18.
    Nenhum homem é despido de religiosidade. Todo homem tem seu conceito teológico, até aquele que se diz ateu. Nem mesmo o ateu poderia intitular - se desta maneira, porque tal individuo acredita em si mesmo, no mínimo.
    Todo homem responde de alguma forma à revelação geral ao seu redor e isto implica em responsabilidade, ou seja, o que cada pessoa está fazendo com o conhecimento geral que tem a respeito de Deus ?   O apóstolo Paulo fala sobre este assunto em Romanos 1:19-25. Uma pessoa pode até não ter acesso à revelação especial, mas, com certeza, responde  à revelação geral. Romanos 2:14-15.
    Quanto a igreja, no capítulo 10 de Romanos, Paulo insiste na necessidade de pregar o evangelho( a revelação especial de Deus ), para que as pessoas possam ouvir e vir a crer.
   Logo, é evidente que, deixando de corresponder  à luz da revelação geral que possuem, as pessoas são plenamente responsáveis, pois de fato conheceram a Deus, porém suprimiram essa verdade de forma deliberada. Desta forma, na realidade, a revelação geral, serve assim como lei, apenas para faze-los culpados e não justos. 
      (6) Deus é o todo poderoso e poderia usar de qualquer meio para comunicar - se,  mas porque Ele o fez usando homens e através da escrita ? Porque a Bíblia é necessária para a humanidade ?
 Resposta:  Página   14 - Paragrafo 4 e 5. Antes da queda do homem, as condições de comunicação e de relacionamento com Deus eram diferentes das condições atuais.  A comunicação e o relacionamento eram diretos e promoviam a comunhão intensa entre o Criador e a criatura.
     A Escritura Sagrada foi enviada por Deus, afim de preencher as condições para a comunhão e a restauração do relacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos juntos a queda do homem.
    A razão de Deus ter nos dado a Escritura Sagrada é que, sendo o ser humano finito e Deus infinito, não poderíamos conhecê - lo,  nem ter comunhão com Ele, a menos que se revelasse a nós.   Deus se  manifestou de maneira sobrenatural e inteligente para que pudéssemos conhecê - lo e ter comunhão com Ele.
    Deus nos deu uma revelação objetiva,  válida e racional acerca de si mesmo. 
        
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário