sábado, 23 de setembro de 2017

Bibliologia - 1º Ano - Alunos à distância - I.T.Q - Pedro Leopoldo - 2017

                        Atividades resolvidas do capítulo 2 - Página:31. De acordo com a apostila.

(1)  Qual a diferença entre Revelação e Inspiração ?
    Resposta: Página 24 - Parágrafo 7. OBS:. É importante conhecermos essas distinções para entendermos a Doutrina das Sagradas Escrituras.
   A revelação é o ato de Deus comunicar  diretamente a verdade antes desconhecida para a mente humana, a qual só poderia ser conhecida desta maneira. Por meio da revelação, a descoberta da verdade divina. 
  Quanto a inspiração, esta,  está ligada à comunicação da verdade, ou seja, a maneira como a revelação foi registrada, ou seja, através da escrita.  A inspiração divina supervisiona a comunicação da verdade revelada.  Desta forma, O Espírito Santo de Deus,  dirigiu e influenciou os escritores, afim de que, por inspiração, não cometessem  qualquer erro de verdade ou doutrina. 

(2)  Explique o processo de inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.
   Resposta:  Página 23 - Parágrafo 6.1, 6.2 ; 6.3;  e da página 24 - paragrafo 6,4.    O processo de inspiração da Bíblia contém quatro elementos específicos fundamentais, ou seja, sem estes, não teríamos a Sagrada Escritura , os quais são:
   Paragrafo 6.1.  DEUS COM CAUSA.  Ele é a fonte originária da Bíblia e este é o fator fundamental doutrinário da inspiração da Bíblia.  Deus mesmo revelou a sua Palavra aos seus santos profetas e estes registraram. Deus é o Autor da Bíblia.
  Paragrafo 6.2.   A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.  Sua ação ocorreu em dois sentidos.  No sentido vertical e no horizontal.   No vertical se refere à revelação em si, ou seja, Deus revelando a verdade diretamente ao escritor Sagrado.  E no sentido horizontal  é  a inspiração e a disseminação da Escritura Sagrada, desde o registro escrito do autor, passando assim, pelo serviço de cópias sob o cuidado do Autor da Bíblia - Deus, oque ocorreu desde o tempo dos escribas, passando pelo período da imprensa, desde então e principalmente a partir de 1450 com a descoberta da imprensa por João Gutemberg, das traduções, versões, até que o texto chegasse preservado, integro em nossas mãos.
   OBS:. Quanto ao texto sagrado, o Espírito Santo foi bem seletivo.  A Bíblia demonstra que Ele não pretendeu traçar tratados históricos ou científicos, detalhes biográficos ou do passado.  Há na verdade, poucas informações que não seja o assunto principal,( O plano de Deus para a Redenção do homem) por meio único e exclusivo de Jesus Cristo Seu Filho unigênito.   Tudo que o Espírito Santo revelou e inspirou, diz respeito ao que é especial e essencial ( Necessário) para as dimensões significativas para a fé.
   Paragrafo 6.3.   O HOMEM COMO INSTRUMENTO. Deus foi a causa primeira da transmissão  das verdades bíblica e os cerca de mais de quarenta escritores escolhidos tornaram- se a fonte secundária, foram os instrumentos mediadores na transmissão da verdade.   Deus usou a personalidade, a profissão, o ambiente e a realidade do cotidiano, o estilo literário e o vocábulo pessoal dos escritores sagrados para comunicar as verdades divinas.  Estes escreveram sob a poderosa influência do Espírito Santo, não eram autômatos, expressavam a intenção total e fiel do coração de Deus que os movia para realizarem esta tarefa grandiosa e sem igual.
   Paragrafo 6.4.   A AUTORIDADE ESCRITA.  A Bíblia é o resultado final da verdade revelada pelo próprio Deus através dos profetas e isto a reveste de autoridade escrita. 2ª Timóteo 3:16-17 declara a autoridade e a finalidade das Escrituras.   Como autoridade escrita, a Bíblia é a palavra principal  e última no  que diz respeito  à doutrina 
              Quanto a inspiração com base nos termos gregos originais é o seguinte: O Vocábulo no Grego  para inspiração é: " THEOPHNEUSTOS "  e revela a singularidade da Bíblia. O vocábulo deve ser dividido em dois para entendermos a inspiração. " THEO " é Deus, " PHNEUSTOS " é soprou, ou seja, a Bíblia é literalmente inspirada( soprada) por Deus, significando o processo  pelo qual  Deus transmitiu  a sua mensagem ao homem, dotada da autoridade divina para a fé e conduta da quele que crê.  2ª Pedro 1:20-21. 

(3.)  Justifique a inspiração plenária e a posição teológica completa e adequada de inspiração.
     Resposta:    Página 27 - Paragrafo 5.  2 .   A INSPIRAÇÃO É PLENA.   A Bíblia reivindica a inspiração plenária divina de todas as suas partes, total e absoluta ( 2ª Timóteo 3:16-17 ; Romanos 15:4 ; 1ª Corintios 10:11 ).  Jesus e todos os autores do Novo Testamento expressam sua posição e crença  na inspiração integral do Velho Testamento, fazendo citações de seus trechos que eram apara eles autoridade máxima.  Todos os textos da Bíblia reivindicam autoridade total e completa.
   A inspiração divina concede autoridade indiscutível ao texto.  Jesus disse: "... a Escritura não pode ser anulada..." João 10:35 .
   Em relação a posição teológica completa e adequada de inspiração é:  Página 25 - Parágrafo 2.  Em relação ao que a palavra inspiração aplicada à Bíblia significa, nem todos os teólogos estão de acordo, infelizmente.  Existem portanto, várias teorias sobre a inspiração. 
   Paragrafo 3.1. CONCEITO LIBERAL DE INSPIRAÇÃO.   O teólogo liberal declara: " A Bíblia contém a Palavra de Deus " . A dificuldade e o problema deste ponto de vista  é colocar nas mãos de homens, frágeis e falíveis o poder de determinar o quê e quando Deus está falando. 
   Paragrafo 3.2 .  O CONCEITO NEO-ORTODOXO  DE INSPIRAÇÃO. O teólogo neo-ortodoxo declara:
" A Bíblia se converte na Palavra de Deus".  Estes não creem na inspiração infalível dos escritores. Para estes teólogos, a palavra escrita se torna a Palavra de Deus quando as pessoas entram em contato com sua leitura, num " encontro crítico" onde a Bíblia  se reveste de um significado especial e momentâneo, tornando se naquele momento a Palavra de Deus.   Este é o ponto de vista existencial popularizado por Barth.
    Mediante esses dois conceitos, perguntamos: " Como um simples crente pode ter fé em Deus num livro quando lhe é dito que o mesmo só é parcialmente verídico ?
   Página 26 - Paragrafo 3 .3 . CONCEITO DA INTUIÇÃO.  O modernista declara: " A Bíblia é um folclore judaico com moral e gênero religioso significativo".  Neste conceito extremo, há a negação total da existência do elemento divino no registro da Bíblia.   Para os modernistas, a Bíblia é apenas o registro de lendas, histórias, poemas etc., sem nenhum valor histórico. Trocam a inspiração divina pela mera intuição humana, sem inclusive haver iluminação. 
   Página 26 - Paragrafo 3 . 4 .  CONCEITOS CONSERVADORES. " A Bíblia é a Palavra de Deus". Neste conceito, osteólogos declaram que toda a Bíblia é a Palavra de Deus, contudo, na escola conservadora, há uma divergência quanto ao que a inspiração representa. 

(4.)   Oque é iluminação ? 
      Resposta:  Página 29 - Paragrafo 1 e 2 . A iluminação por parte do Espírito Santo do Senhor, é a ferramenta de apoio para a vida cristã e para o ministério bem sucedido.
    A iluminação ocorre com todos os cristãos, se refere à influência do Espírito Santo  que ajuda  a entender as coisas de Deus. (1ª Corintios 2:14).
   A iluminação esclarece as coisas de Deus, as coisas espirituais aos espirituais.

(5.)   Quais são os itens que demonstram a unidade geral da Bíblia ?
       Resposta: Página 29 e 30 - Paragrafo 3; 3.1 ; 3.2 ; 3.3 ; 3.4 ; 3.5.    A UNIDADE DA BÍBLIA.  É composta de 66 livros, escritos num período de 1600 anos, dos quais são 1500 para o Antigo Testamento e 100 anos para o Novo Testamento, por cerca de mais de 40 autores de sete classe diferentes, dentre estes se destacaram reis, agricultores, pastores, advogados, pescadores, um doutor e um cobrador de impostos, em diferentes línguas, lugares, os quais em sua maioria não se conheceram, mesmo sendo contemporâneos. 
    O TEMA CENTRAL.  A redenção dos homens.
    O ASSUNTO CENTRAL. A história do plano de salvação do homem através da obra redentora de                                                  Jesus Cristo o Salvador.
    A PESSOA CENTRAL DA BÍBLIA. O Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    A UNIDADE DE ESTRUTURA. Esta unidade reside no fato de que  o Antigo Testamento é cumprido                                                         no Novo Testamento e o Novo Testamento é profetizado no Antigo                                                             Testamento de tal forma que não se pode compreender um sem o                                                              outro.
   UMA MENTE ÚNICA. A mente de Deus foi que idealizou e conduziu todo o registro da Sua Palavra.


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